"É preciso educar o educador, seja ele mãe, pai, professor ou cuidador, pois o adulto reproduz as marcas de sua infância em seu modo de educar."
Wilhelm Reich
Curso sobre as fases da infância, adolescência e a formação do caráter, baseado no livro "Infância, a Idade Sagrada", de Evânia Reichert. Ilustrado com audiovisuais, vídeos e pequenas vivências. Aberto a qualquer pessoa, o curso Vínculos Vitais/Infância, a Idade Sagrada é especialmente indicado para pais, cuidadores, educadores, terapeutas e aos que buscam compreender melhor a importância da infância na formação pessoal.
Um programa inspirado no projeto "Prevenção das Neuroses" de Wilhelm Reich e de "Educação Trinitária" de Claudio Naranjo. O binômio saúde-educação, o cultivo de autorregulação e a falência dos velhos modos de educar são os temas centrais do curso.
TEMÁRIO DO CURSO
> Uma visão contemporânea e interdisciplinar sobre o desenvolvimento biopsicológico, da gestação à adolescência. A relação entre fases da Infância, formação do caráter, saúde e educação.
> A abordagem inovadora de Reich, Lowen, Boadella e Navarro, enriquecida por outros autores como Erikson, Bion, Winnicott, Maturana, Naranjo, Vygotsky, Piaget, além de pesquisadores da Neurociência e da Antropologia.
> O conceito de autorregulação, o cultivo dos três limites educativos e a relação entre saúde e educação, originário de Wilhelm Reich. A necessidade de uma nova pedagogia para o educador, seja ele pai, professor ou cuidador, pois o caráter dos adultos se reflete em seu modo de educar.
> A crise atual nos modos de educar, a falência da educação hierárquica e o nascimento de um novo paradigma. A compulsão a educar e o abuso da condição adulta sobre a infantil. As idéias de prevenção de Reich e da Educação Trifocada/heterárquica de Cláudio Naranjo.
> As descobertas da Neurociência sobre o desenvolvimento inicial do cérebro e os vínculos afetivos. O movimento da OMS por mudanças na educação das crianças pequenas. A proposta de Educar para Ser,
da Unesco.
> A fase gestacional é a primeira etapa do desenvolvimento biopsicológico, segundo a abordagem reichiana. A proposta de humanização no nascimento.
> Em cada fase estudamos os potenciais, os direitos, as características psicomotoras, emocionais e cognitivas da etapa, e, também, um breve estudo sobre a formação do caráter em suas estruturas psicocorporais.
> Nos estudos sobre Adolescência, focalizamos a revisão das pendências das fases infantis durante a Adolescência, quando a Infância é passada a limpo.
CLIQUE AQUI para acessar mais informações, a data da próxima edição e baixar o pdf com as valores e formas de inscrições.
Contato: Edi Cardoso > info.cursos@valedoser.com.br / Cel - whatsApp: 51 9 9842 9895